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Entenda o que é outsourcing de TI e conheça os benefícios dessa prática

Um estudo realizado pelo Everest Group, apontou que o Brasil é um dos países com mais oportunidades em outsourcing de TI no mundo. E, conforme uma outra pesquisa, esta realizada pela IDC, em 2013 o mercado de terceirização de TI movimentou 12 bilhões de reais.

Este movimento em direção à terceirização tem uma explicação: em tempos de retração de mercado e instabilidade econômica, é natural que muitos gestores apostem em soluções para reduzir os custos operacionais e otimizar os processos de produção de uma empresa.

E os especialistas já sabem que a área de TI é um componente indispensável para organizações que queiram otimizar seu desempenho, aumentar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, agilizar processos e, ao mesmo tempo, reduzir despesas. Pois ao contrário do que se imagina, nem todos os recursos exigem investimentos exorbitantes: existem serviços de TI acessíveis a empresas de qualquer porte, com qualquer orçamento!

Não à toa, o Brasil é a sétima economia do mundo na área de TI. De acordo com os dados divulgados pelo Estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2015, produzido pela IDC (International Data Corporation), o país contabilizou um investimento de US$ 60 bilhões no setor, em 2014.

Quer saber como otimizar as operações e simplificar os processos da sua empresa? Nós te ajudamos! A seguir, vamos explicar o que é o Outsourcing de TI e te mostrar que os benefícios dessa prática vão muito além da redução de custos operacionais. Confira!

O que é Outsourcing de TI

No Glossário de TI do Gartner, o termo outsourcing de TI é descrito como “o uso de prestadores de serviços externos para entregar TI efetiva”. Trata-se, portanto, da prática de terceirizar serviços ou tarefas estratégicas de uma empresa, transferindo suas responsabilidades para um ou mais fornecedores externos.

Normalmente, a terceirização é indicada para as atividades que não fazem parte do core business (ou seja, o produto ou serviço final) de uma empresa, como por exemplo: limpeza, alimentação, manutenção de equipamentos etc.

O Outsourcing, por outro lado, terceiriza áreas-chave de uma corporação, como o controle financeiro, a gestão dos sistemas e o setor de TI. Por meio do Outsourcing de TI, tanto a gestão da infraestrutura quanto a contratação de profissionais capacitados ficam por conta dos fornecedores, com garantia de manutenção e resolução de problemas 24 horas por dia.

Tipos de outsourcing de TI

Existem três tipos de Outsourcing de TI, sendo eles: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e Nearshore Outsourcing.

Offshore outsourcing

No Offshore Outsourcing, tarefas como o desenvolvimento de software, suporte e manutenção de infraestrutura são migrados para outro país — geralmente para países em desenvolvimento, como Índia, Rússia e China. Isso ocorre em razão dos baixos custos para contratação de profissionais capacitados, que se tornam especialmente atraentes em tempos de instabilidade econômica nacional.

Algumas das desvantagens dessa prática são o choque cultural e as possíveis falhas de comunicação em línguas diferentes. Também por isso, a Índia é um dos destinos preferidos para o Offshore Outsourcing — além da boa reputação em serviços de TI, grande parte de sua população possui fluência em inglês.

Onshore outsourcing

O Onshore Outsourcing, por sua vez, consiste na terceirização dos serviços de TI para uma empresa externa, mas sediada na mesma cidade, estado ou país que o cliente (o que resolve a questão do idioma e da cultura local).

Nearshore outsourcing

E, por último, o Nearshore Outsourcing é uma modalidade de terceirização de serviços entre países vizinhos ou regiões próximas, com línguas, culturas e fusos horários semelhantes. Essa prática foi bastante adotada ao longo da década de 1990 por consultorias de TI e call centers nos EUA, que migraram seus serviços para o Canadá.

Principais razões pelas quais as empresas investem em outsourcing de TI

Há muitas razões para as empresas terceirizarem suas operações de TI — ou parte delas. Aqui estão algumas das principais:

Reduzir e controlar os custos operacionais;

Melhorar o foco da empresa;

Ter acesso a capacidades excepcionais;

Liberar recursos internos para outros fins;

Superar a falta de recursos tecnológicos próprios;

Obter controle sobre funções difíceis de gerir;

Reduzir os riscos diversos.

Vantagens do outsourcing de TI


Você deve estar se perguntando como o Outsourcing de TI pode beneficiar os processos internos da sua empresa, certo? Elencamos a seguir — em detalhes — algumas razões pelas quais vale a pena investir nessa prática:

Eficiência, agilidade e qualidade na gestão de TI

De um ponto de vista administrativo, as empresas que aplicam o Outsourcing de TI podem se dedicar exclusivamente ao que mais interessa: o desenvolvimento do próprio negócio.

Ao eliminar as preocupações com gestão e manutenção de infraestrutura, atualizações das aplicações e contratação de pessoal especializado, sobra às equipes mais tempo para desenvolver produtos inovadores e de maior qualidade.

Além disso, o serviço do Outsourcing de TI é sempre voltado para os indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators), ou seja, promove soluções ágeis, eficientes e adequadas à sua empresa.

Cabe ao fornecedor resolver os problemas em tempo hábil, ou até identificá-los de antemão, para que o fluxo de trabalho da sua empresa não seja prejudicado, e proporcionar um ambiente de TI seguro, atualizado e funcional 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Redução de custos globais e pagamento flexível

Manter uma equipe interna de TI pode sair bastante caro — especialmente nos casos em que a empresa acaba tendo que contratar muitos especialistas de áreas diferentes. A isso, somam-se os gastos com compra de equipamentos, manutenção de infraestrutura, encargos trabalhistas, etc.

Com o Outsourcing de TI, todas essas responsabilidades ficam por conta do fornecedor, reduzindo a estrutura operacional da empresa, diminuindo os custos globais e permitindo que mais recursos sejam aplicados no aprimoramento do core business.

Outra vantagem da prática é a flexibilidade de pagamento, que pode ocorrer tanto pelos serviços utilizados (sob demanda) quanto por valores acordados mensalmente. Nesse último modelo, é possível aplicar multas nos casos de descumprimento dos Acordos de Nível de Serviço (SLA) ou bônus quando as metas de desempenho forem atingidas.

Acesso a tecnologias e métodos mais atualizados

A rapidez com que softwares e hardwares se tornam obsoletos e também a chegada de novas metodologias de aplicação da tecnologia faz com que muitas empresas fiquem desatualizadas.

Ao terceirizar os serviços, a empresa tem acesso a recursos e profissionais atualizados, o que pode melhorar sua performance técnica e de negócio. Assim, ao mesmo tempo em que ganham competitividade, os profissionais do departamento interno de TI podem manter o foco em atividades estratégicas e projetos mais urgentes enquanto o fornecedor se encarrega daquilo que eles não dominam.

Ganho de capacidades e reputação no mercado

Outro ponto interessante que o outsourcing de TI pode oferecer é que ele traz capacidades que podem custar muito caras para a empresa adquirir. Por exemplo, ao participar de uma licitação pública, é possível que sejam exigidas certificações ou reconhecimentos internacionais. Logo, o fornecedor dos serviços pode suprir a falta destas exigências.

Com os recursos atualizados, a qualidade melhorada e os custos devidamente controlados, é possível que a empresa também melhore sua reputação no mercado. E, nós sabemos, ter uma boa imagem é fundamental para competir em um mercado cada vez mais concorrido.

Aumento da produtividade e dos resultados do departamento de TI

Com um ou mais fornecedores assumindo as tarefas que os profissionais não dominam ou não precisam ter em suas mãos, o foco da equipe fica mais direcionado. Isso também melhora a gestão do tempo e a produtividade, o que pode elevar significativamente os resultados do departamento como um todo.

Como implementar o Outsourcing de TI

Mergulhe na realidade tecnológica a empresa

O raciocínio é simples: antes de adotar o Outsourcing de TI, você deve conhecer os sistemas e práticas utilizados pela sua empresa. Quais são as metodologias mais eficientes? Quais serviços têm deixado a desejar? O que precisa ser aprimorado?

Faça um diagnóstico das necessidades

Também as necessidades do negócio devem ser levantada para que a reflexão acerca de como os serviços de tecnologia podem ajudar. Que processos precisam ser ajustados? Quais são os maiores gargalos na operação de TI hoje?

Busque bons fornecedores

A partir disso, é possível traçar um cenário ideal e procurar uma empresa que supra essas demandas com qualidade e segurança. Mantenha em mente que os contratos devem sempre incluir os acordos de nível de serviço (SLA) e definir claramente quais são as responsabilidades do fornecedor.

Faça uma boa gestão da mudança

Atente para o processo de transição — é importante que todos os profissionais estejam cientes da mudança e capacitados para lidar com o novo fluxo de trabalho. E não se esqueça: o Outsourcing de TI é voltado para os indicadores de desempenho, e não apenas para a redução de custos operacionais (embora traga grandes benefícios na área).

Avalie constantemente o serviço

Uma vez implementado, avalie constantemente o desempenho dos serviços oferecidos pelo fornecedor, garantindo o cumprimento da SLA sempre que necessário. A qualidade do outsourcing de TI precisa sempre ser validada e, quando necessário, questionada.

O conteúdo foi útil para você? Sua empresa já faz uso da prática de Outsourcing de TI? Compartilhe a sua experiência conosco aqui nos comentários!

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